Famílias multiespécies: como o mercado imobiliário está transformando espaços para atender novas necessidades





Conceito que integra seres humanos e animais como membros da família, está alterando os projetos de novos empreendimentos



Nos últimos anos, a composição das famílias brasileiras passou por transformações e um fenômeno que vem ganhando destaque é o crescimento das chamadas famílias multiespécies. Esses núcleos familiares, formados por pessoas e animais – além de plantas, em muitos casos – têm se tornado cada vez mais comuns. Antes vistos apenas como companheiros, agora são reconhecidos como membros plenos da família, com direitos e necessidades próprios. Dados da Euromonitor, divulgados no site da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), indicam que o Brasil já conta com mais de 168 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos e outros. 


Esse aumento da população pet mostra uma mudança nas dinâmicas familiares e, consequentemente, nas decisões de compra de imóveis. A crescente importância dos animais no cotidiano dessas famílias tem levado o mercado imobiliário a se adaptar para oferecer soluções que atendam a essas novas necessidades. A Consciente Construtora e Incorporadora foi uma das pioneiras, quando lançou o empreendimento Botanic Consciente, entregue em 2015, que conta com um bosque próprio. Além dele, outros empreendimentos da incorporadora que também exemplificam essa filosofia são o Casa Brasileira, projeto com quintais elevados e que integra plantas à sua fachada e possui a primeira praça interna com lago de Goiânia.


Outro exemplo desse cuidado é o World Trade Center (WTC Goiânia), que também oferece mais de 2.500 m² de área verde e se destaca por abrigar o maior pet place de condomínios verticais de Goiás, com mais de 170 m² de espaço, sendo um dos maiores do Centro-Oeste. O local conta com gramado, brinquedos como gangorras, túnel, rampa e escadinha, além de um pet shower indoor. A diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio, destaca que a incorporadora está atenta a essas mudanças, ajustando seus projetos para acompanhar a demanda crescente de imóveis que atendam não só às necessidades dos moradores humanos. "Buscamos incorporar soluções que garantam o bem-estar e a qualidade de vida de todos os membros da família, incluindo os pets, sem deixar de lado a funcionalidade, senso estético e privacidade", afirma.


Conforto e segurança


Com a constituição cada vez mais comum de relações familiares multiespécies, tornou-se essencial abordar o bem-estar de humanos e pets nas áreas urbanas. Por essa razão, o presidente do Conselho da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e CEO da SOMOS, Fernando Razuk, declara que, além de os chamados pet places (ou espaços para animais de estimação) já serem, praticamente, itens obrigatórios nos novos empreendimentos, é preciso projetá-los de forma estratégica. Razuk conta que no Mediterranè, residencial que é fruto de uma parceria entre a GPL Incorporadora, a SOMOS Desenvolvimento Imobiliário e a Partini Incorporadora, a inclusão dessa área específica foi pensada com vistas a garantir conforto, segurança e contato com estímulo ambientais.


“Além da localização do residencial, que está próximo à Praça das Artes, já favorecer um ambiente propício para passeios com animais de estimação, o espaço interno do empreendimento foi cuidadosamente planejado para oferecer segurança e funcionalidade, tanto para os animais quanto para seus tutores. Será bastante espaçoso e descoberto, para proporcionar maior sensação de liberdade, e será entregue com itens de diversão para os pets”, conta Razuk. Ele revela ainda que, para facilitar a integração entre crianças e animais de estimação, o pet place do Mediterranè estará agregado ao playground naturalizado – uma outra novidade do empreendimento, que é a proposta de um espaço infantil com elementos naturais, como água e areia, para explorar a criatividade dos pequenos, estimular brincadeiras lúdicas ao ar livre e potencializar os momentos compartilhados entre as famílias multiespécies.


Qualidade de vida


Em Goiás, deputados estaduais aprovaram a lei de nº 22.031/2023 que reconhece cães e gatos como seres sujeitos de direito, elevando o estado ao 5º lugar do país a reconhecer a especificidade e as características dos animais domésticos em face de outros seres vivos. E quatro anos antes dessa constatação, a CMO já planejava seus empreendimentos nesta perspectiva de cuidado. Desde 2019, a CMO Construtora já realizou a entrega de 10 empreendimentos com pet places para proporcionar passeios confortáveis e, principalmente, seguros aos animais e seus cuidadores, conforme afirma o diretor comercial, Marcelo Moreira. “Pensamos e planejamos nossos empreendimentos para proporcionar qualidade de vida às famílias e ao grande número de pets que integram os lares brasileiros. Um segundo ponto muito fundamental para nós também é a questão da segurança. Sabemos da necessidade que os animais têm de passear e com o pet place dentro do empreendimento esse passeio se torna muito mais seguro e confortável a todos”, afirma.


Praticidade aos moradores


A EBM Desenvolvimento Imobiliário tem se destacado ao considerar as famílias multiespécie na concepção de seus empreendimentos. Com mais de dez condomínios projetados com espaços dedicados aos pets, tanto em Goiânia quanto em São Paulo, a incorporadora busca oferecer conforto e segurança para os animais e praticidade para os moradores. “Entregamos o Pet Place dos nossos empreendimentos decorado e equipado, um diferencial que é valorizado por diferentes perfis de clientes que se enquadram como família multiespécie, desde famílias com crianças até pessoas que moram sozinhas”, afirma o diretor de Incorporação da EBM, Marcos Túlio Campos. A relação da empresa com a causa animal também é evidente no seu dia a dia – a EBM cuida das golden retrievers Brigitte e Nazaré, suas mascotes, que reforçam esse vínculo e inspiram eventos pet-friendly promovidos regularmente pela construtora.


Conveniência


Com o foco na conveniência e proporcionar espaços que atendam a todos os membros da família, o pet place virou um espaço comum fundamental e presente em todos os projetos dos últimos anos da Dinâmica Incorporadora, tanto nos recém-entregues, quanto nos empreendimentos de padrão intermediário da linha Soft. No seu último lançamento de médio alto padrão, o Envolt Biophilic Home, no setor Bueno, trouxe ainda um pet wash, um ambiente projetado para proporcionar conforto aos bichinhos e praticidade aos tutores, com lavatórios de água quente e fria. “Entendemos que os pets já são membros integrantes de grande parte das famílias e, assim, como pensamos em espaços para crianças, para lazer, práticas esportivas ou para relaxamento, esses ambientes muitas vezes ajudam na definição do empreendimento que a família irá adquirir”, explica Isabela Marcório, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Dinâmica Incorporadora.


Benefícios físicos e mentais 


No projeto do condomínio horizontal Opus Terra da Grama, empreendimento de alto padrão situado próximo a GO-020 parceria da Opus Urbanismo e a Partini Urbanismo, além de muito verde espalhado por toda a área do empreendimento, incluindo um gramado multiuso com cerca de 1.500 metros quadrados, os pets também foram lembrados com uma área própria com aproximadamente 630 metros quadrados, destinada a eles. Um espaço projetado para oferecer segurança, entretenimento e conforto para pets e seus tutores, o local conta com bebedouro, lixeira e ponto de sacos coletores para higiene, além de exclusivo circuito agility. Percurso para cachorros que, durante o trajeto, conta com vários obstáculos e equipamentos para exercitar o pet, uma modalidade que traz benefícios físicos e mentais aos animais.


Cuidados essenciais 


Outra tendência nos empreendimentos imobiliários são os espaços destinados aos cuidados com a higiene dos pets. Muitas incorporadoras vêm desenvolvendo projetos que incluam esses locais adaptados, um diferencial cada vez mais valorizado pelos consumidores de imóveis. Desde 2022, com o lançamento do empreendimento do Origyn Bueno, a Terral Incorporadora investe nesse tipo de facilidade aos moradores e, atualmente, já são quatro produtos com o mesmo serviço. 


A gerente de marketing da Incorporadora, Talina Samuel, comenta que os petwash, como foram denominados nos empreendimentos da Terral, são um diferencial que facilita a vida dos moradores que têm pets. “Ter um local próprio para higienizar os animais de estimação dentro do condomínio evita sujeira nos apartamentos e torna o processo mais conveniente, pois o morador não precisa se deslocar para levar o animal até um petshop. Além disso, em nossos empreendimentos esses espaços são muito bem equipados com pias, bancadas e chuveiros adaptados, o que torna o banho mais eficiente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos