Coquetéis prontos para consumo têm
conseguido espaço pela praticidade e ingredientes diferenciados
O consumo de
bebidas alcoólicas no Brasil está passando por transformações significativas,
impulsionadas pelas novas preferências do público e pela busca dos
estabelecimentos por soluções mais práticas e rentáveis.
Entre as
tendências que vêm ganhando espaço, as bebidas
ready to drink (coquetéis
prontos para consumo) se consolidam como uma alternativa atrativa para bares e
restaurantes.
Essas bebidas
oferecem praticidade tanto para o consumidor quanto para os empreendedores do
setor, que conseguem ampliar seu portfólio de produtos sem comprometer a
agilidade da operação.
O mercado de
drinks prontos tem registrado crescimento expressivo, impulsionado pela demanda
de um público que busca alternativas além da cerveja e dos destilados
tradicionais.
Um mercado
em expansão
O mercado de
bebidas prontas para consumo já era amplo na Europa e nos Estados Unidos. Em
2020, por exemplo, esse tipo de bebida com sabores de coquetéis representou
12,6% do mercado de bebidas alcoólicas nos EUA, segundo pesquisa da Nielsen
divulgada na época.
Globalmente,
a tendência também é de expansão. Em 2021, esse tipo de bebida movimentou cerca
de US$ 32,9 bilhões e a expectativa é que alcance US$ 85,5 bilhões em 2030,
segundo estimativas da pesquisa InsightAce Analytic.
No Brasil,
elas também estão conquistando seu espaço: apenas entre 2020 e 2022, uma
pesquisa de varejo produzida pela Nielsen Scantrack indicou um aumento de 60%
no consumo desse tipo de bebida.
Os fatores
que podem ter contribuído para o aumento do consumo incluem a praticidade, o
tamanho compacto, a fácil disponibilidade nos mercados e até mesmo o preço. Mas
os produtos não se destacam apenas para os consumidores; também são vantajosos
para os empreendedores do setor de bares e restaurantes, que veem neles uma
oportunidade de vender drinks de maneira rápida e apresentando um ótimo
custo-benefício.
Guilherme
Dräger, sócio-diretor da Equilibrista, destaca que a empresa registrou um
crescimento de 300% na produção em relação ao ano passado. “Quase um milhão de
latas foram produzidas nesse período de pré-carnaval e carnaval. Aqui em Belo
Horizonte foram mais de 500 mil latas, enquanto em São Paulo foram cerca de 230
mil, além de outras distribuídas pelo Brasil. Esse crescimento se mantém
estável ano após ano, o que mostra como os drinks prontos estão se tornando
cada vez mais relevantes”, afirma.
Além do
aumento expressivo na produção, a preferência do público também chamou atenção.
Guilherme relata que os drinks prontos dominaram o mercado e conquistaram os
consumidores de forma evidente.
“Foi muito
comum ver no final dos blocos carrinhos de ambulantes com sobras de cerveja e
de drinks das grandes indústrias, enquanto os nossos produtos se esgotavam
rapidamente. Esse cenário confirma que as marcas pioneiras, como a Equilibrista
e a Xeque Mate, continuam sendo as mais procuradas e queridas pelo público,
mesmo com a entrada de novas marcas e grandes empresas no segmento”, explica.
Durante o
carnaval, as bebidas da Equilibrista foram as primeiras a acabar nos carrinhos
dos ambulantes. “A procura foi muito maior do que o que a gente esperava, então
era muito comum que no meio do bloco as nossas bebidas começassem a acabar. As
bebidas que começavam a ser vendidas a 15 reais no bloco, em alguns, chegavam a
ser vendidas a 25 reais em função da escassez e da alta demanda”, conta
Guilherme.
Esse
crescimento reforça a consolidação dos drinks prontos como uma forte tendência
no mercado. “Hoje essa tendência já virou realidade. A nova geração está cada
vez mais pedindo esse tipo de bebida, e ficou super comprovado agora no
carnaval”, acrescenta Guilherme.
Em São Paulo,
onde o mercado ainda é novo, o estoque também acabou rapidamente. “Na
segunda-feira de carnaval, todo o nosso produto já estava vendido, e na terça e
quarta, os distribuidores já não tinham mais produto disponível para venda.”
Praticidade
e padronização para bares e restaurantes
Para os bares
e restaurantes, a categoria de drinks prontos representa uma solução
estratégica, tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro. Ao oferecer
produtos padronizados e prontos para consumo, os estabelecimentos reduzem o
tempo de preparo e a necessidade de mão de obra especializada, permitindo uma
operação mais ágil, especialmente em momentos de grande fluxo de clientes.
Além disso,
as bebidas prontas atendem a um público cada vez mais interessado em novas
experiências e sabores. A diversificação do cardápio de bebidas pode atrair
clientes que buscam opções diferenciadas e que, muitas vezes, não encontram
alternativas além da cerveja nos estabelecimentos.
Edson
Segundo, diretor-geral da Lambe Lambe, reforça essa percepção: “Os drinks
prontos são um fenômeno de comportamento de consumo. O jovem quer qualidade,
preço justo e não quer esperar na fila do bar. Isso mudou a relação do público
com a bebida e ampliou a aceitação dos coquetéis prontos”.
A categoria
também traz benefícios financeiros para os bares e restaurantes, como explica
Edson. “É uma margem boa para os estabelecimentos e uma grande vantagem
competitiva. Os empresários estão entendendo que esse é um produto que se vende
sozinho”, afirma.
Edson também
destaca a diferença de volume e tempo de preparação entre os drinks
convencionais e os ready to drink, especialmente em eventos de grande porte
como o carnaval.
“Eu consigo
fazer e vender 5 caipirinhas com o mesmo tempo que gasto para vender 40 drinks
prontos. É um intervalo muito grande e com uma margem de ganho muito próxima.
Pensando em operação, em margem e volume de vendas, para o Carnaval faz total
sentido”, afirma.
Este custo
benefício do tempo gasto para o valor que se recebe pode ser uma grande
vantagem para o setor, que segundo a Abrasel teve 64% dos estabelecimentos
operando sem lucro em janeiro.
Diante desse
cenário, as bebidas ready to drink seguem conquistando espaço e se tornando uma
aposta cada vez mais sólida para o setor de alimentação fora do lar.