Seis meses após retirarem a estaca da cabeça de um carpinteiro, médicos recuperam a face do homem com uma cranioplastia
Na busca incessante por excelência no atendimento à saúde, o Hospital Municipalizado Adão Pereira
Nunes, em Duque de Caxias (RJ) tem a honra de contar com uma equipe médica altamente capacitada,
selecionada com rigor pela Medplus. Esta parceria entre o governo municipal, a empresa especializada
na gestão da saúde e os profissionais médicos começou em 2020 e tem sido fundamental para oferecer
cuidados de qualidade e tratamentos inovadores aos pacientes, como o que recuperou o rosto do
carpinteiro Vitor Soares. Ele passou por uma cranioplastia.
“A cranioplastia é uma cirurgia que a gente utiliza principalmente como fator de proteção do sistema nervoso central”, explica Maurício Mansur, neurocirurgião e um dos médicos da equipe. Ela serve para reparar ou reconstruir a calota craniana. “E é recomendada principalmente nesse caso em que a gente não conseguiu aproveitar os fragmentos de osso. É uma plástica no crânio para devolver a ele a vida que ele tinha antes do trauma”, resume o especialista.
Julho de 2024
Em julho do ano passado o operário de uma madeireira na região metropolitana do Rio de Janeiro foi operado no Hospital Adão Pereira Nunes após ter sido atingido por uma estaca que perfurou sua cabeça durante o trabalho. Num procedimento complexo de alto risco os médicos removeram à estaca, drenaram a contusão e lavaram a cavidade retirando os fragmentos de ossos para evitar infecção. A cirurgia durou quatro horas e 14 dias depois Soares foi liberado.
“A perícia da equipe médica foi fundamental para que o paciente se recuperasse completamente. Ele não teve perda de mobilidade, fala ou memória. E voltou agora para fazer a reconstituição com a mesma equipe, num procedimento igualmente delicado e complexo e, novamente, muito bem-sucedido”, ressalta Tiago Simões Leite, diretor médico da Medplus.
Janeiro de 2025
Na alta desse novo procedimento Vitor Soares fez questão de agradecer a equipe médica e ressaltar o carinho e atenção que recebeu de todos. “Se eu estou bem é graças a eles. Fui muito bem atendido”, avaliou o carpinteiro na saída do hospital.
Para o diretor médico da Medplus, Tiago Simões Leite, há dois pontos cruciais que precisam ser exaltados nesse caso: a excelência técnica e a empatia dos médicos. “A equipe demonstrou sua competência ao lidar com um caso complexo com precisão e agilidade, conquistando a confiança e o reconhecimento do paciente e familiares. A atuação destes profissionais é um orgulho para nós porque além de melhorar os resultados clínicos, também enriquece a experiência hospitalar, tornando-a mais acolhedora e eficaz”, analisa Leite.
Medplus no HMAPN
No HMAPN, a MedPlus faz desde o planejamento de escalas médicas e gerenciamento de materiais e insumos, até a seleção dos cerca de mil profissionais médicos que atuam no hospital em 26 especialidades. Desde a municipalização do Adão Pereira Nunes, no dia 19 de janeiro de 2022, a Medplus ajudou a efetivar 298.927 atendimentos de emergência, 183.695 atendimentos ambulatoriais, 46.799 internações, 47.382 cirurgias e 510.139 exames de imagem no hospital.