Furto de energia: Equatorial Goiás descobre fraude em Inhumas
Após uma denúncia, a Equatorial Goiás e as Polícias Civil e Científica realizaram nesta quinta-feira (23) uma operação de fiscalização contra o furto de energia, em que foi descoberto um esquema envolvendo um estabelecimento comercial e uma residência em Inhumas. A ação começou em uma empresa de utilidades domésticas, localizada no Setor Panorama Parque, onde foi identificado o furto por meio de uma ligação direta. Após constatar o desvio antes da medição, surgiram suspeitas de irregularidades também na residência do proprietário, situada no mesmo lote. A situação foi confirmada após uma inspeção detalhada.
No local, o proprietário usava um temporizador para manipular a medição de energia. Ele programava o dispositivo para interromper o funcionamento do equipamento nos horários de maior consumo de eletrodomésticos, desviando assim a carga elétrica diretamente para a residência. Com isso, o valor da medição era alterado, registrando um consumo inferior ao real. O tempo e o valor do prejuízo ainda estão sendo calculados. O empresário foi preso por furto qualificado.
Furtar energia é crime!
Além de ser um crime passível de reclusão e multa, o furto de energia – conhecido popularmente como “gato” – afeta diretamente a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e colocando em risco a segurança da população. Essa prática ilícita é especialmente perigosa para aqueles que manipulam a rede elétrica sem capacitação técnica e os devidos cuidados, aumentando o risco de acidentes graves.
Em 2024, foram realizadas 290 operações de fiscalização em conjunto com as forças policiais, um aumento expressivo de 95% em relação às 148 ações realizadas em 2023. Além disso, as prisões de envolvidos subiram para 158, contra 108 no ano anterior, consolidando um esforço coordenado entre a distribuidora e órgãos de segurança pública.
As ligações irregulares não apenas comprometem o fornecimento de energia, mas também aumentam o risco de curtos-circuitos, prejudicando todos os consumidores, inclusive os que estão regulares. Esse tipo de prática compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia.
A Equatorial Goiás reforça a importância da participação da população no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem e devem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás