FIEG

Equatorial Goiás descobre furto de energia em Águas Lindas

 

 

Equatorial Goiás descobre furto de energia em Águas Lindas

Esquema ilegal alimentava três empresas que podem ter desviado mais de 1 milhão de reais

 




Após descoberta de furto de energia em uma inspeção de rotina, a Equatorial Goiás e as Polícias Civil e Científica realizaram nesta sexta-feira (24) uma operação de fiscalização contra o furto de energia, em que foi descoberto um esquema ilegal que alimentava três empresas, incluindo duas fábricas de pré-moldados e uma fábrica de gelo, localizadas no Bairro Mansões Ilha Bela, em Águas Lindas de Goiás.

 

No local, a energia era fornecida por meio de três transformadores instalados de maneira irregular, sem medição adequada, o que impedia o faturamento da energia consumida. A partir de um levantamento da carga e do tempo de utilização da energia elétrica, estima-se que o prejuízo causado pelo furto de energia seja em torno de R$ 1.300.000,00. Esse valor elevado decorre do consumo contínuo durante 24 horas por dia, tempo necessário para a produção e conservação do gelo. Na operação, três pessoas foram encaminhadas à delegacia, e uma delas foi presa.

 

Furtar energia é crime!

 

Além de ser um crime passível de reclusão e multa, o furto de energia – conhecido popularmente como “gato” – afeta diretamente a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e colocando em risco a segurança da população. Essa prática ilícita é especialmente perigosa para aqueles que manipulam a rede elétrica sem capacitação técnica e os devidos cuidados, aumentando o risco de acidentes graves.

 

Em 2024, foram realizadas 290 operações de fiscalização em conjunto com as forças policiais, um aumento expressivo de 95% em relação às 148 ações realizadas em 2023. Além disso, as prisões de envolvidos subiram para 158, contra 108 no ano anterior, consolidando um esforço coordenado entre a distribuidora e órgãos de segurança pública.

 

As ligações irregulares não apenas comprometem o fornecimento de energia, mas também aumentam o risco de curtos-circuitos, prejudicando todos os consumidores, inclusive os que estão regulares. Esse tipo de prática compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia.

 

A Equatorial Goiás reforça a importância da participação da população no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem e devem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.

 

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos