Equatorial Goiás descobre furto de energia em lavanderia de Goiânia
Ação contou com a Polícia Civil. Uma pessoa foi presa.
A Equatorial Goiás juntamente com autoridades policiais do Estado realizou mais uma ação importante para combater o furto de energia.
Nesta segunda-feira (20), em Goiânia, foi deflagrada a operação de fiscalização da Equatorial Goiás e Polícia Civil e Científica, para combater um esquema de furto de energia em uma lavanderia localizada no Jardim Petrópolis, na capital. O furto de energia acontecia por meio de fraude no medidor. A equipe técnica identificou uma derivação subterrânea irregular no estabelecimento, localizada antes do medidor de energia. A suspeita é de que o crime acontecia há cerca de um ano e o valor do prejuízo ainda será calculado. O proprietário foi preso em flagrante e o local foi regularizado.
Além de ser um crime passível de reclusão e multa, o furto de energia – conhecido popularmente como “gato” – afeta diretamente a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e colocando em risco a segurança da população. Essa prática ilícita é especialmente perigosa para aqueles que manipulam a rede elétrica sem capacitação técnica e os devidos cuidados, aumentando o risco de acidentes graves.
Em 2024, foram realizadas 290 operações de fiscalização em conjunto com as forças policiais, um aumento expressivo de 95% em relação às 148 ações realizadas em 2023. Além disso, as prisões de envolvidos subiram para 158, contra 108 no ano anterior, consolidando um esforço coordenado entre a distribuidora e órgãos de segurança pública.
As ligações irregulares não apenas comprometem o fornecimento de energia, mas também aumentam o risco de curtos-circuitos, prejudicando todos os consumidores, inclusive os que estão regulares. Esse tipo de prática compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia.
A Equatorial Goiás reforça a importância da participação da população no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem e devem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.