A jornalista e especialista em Comunicação e Marketing, Rosane Rodrigues da Cunha ministrou uma palestra para colaboradores do Hospital de Acidentados, de Goiânia (GO), sobre a importância da comunicação no setor de saúde. Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos na área, ela destacou que, na saúde, mais do que em qualquer outro segmento, a comunicação clara e efetiva é um elemento essencial para o bom atendimento, a imagem da instituição e de seus profissionais e para o bem-estar dos pacientes.
Rosane ressaltou que os profissionais de saúde lidam com um “produto” muito caro: os pacientes, muitas vezes em momentos de extrema fragilidade emocional e física. “É preciso compreender que estamos tratando de pessoas. Cada paciente é único, e a comunicação deve ser cuidadosa e atenta para que ele se sinta ouvido e bem orientado”, enfatizou.
A rotina, quase sempre, intensa nos hospitais não pode prejudicar a comunicação. Se isso ocorrer, processos precisam ser revistos. “Nada pode comprometer a qualidade da comunicação com os pacientes”, afirmou, aconselhando os colaboradores a sempre perguntarem quando não entenderem alguma informação recebida. “As dúvidas de vocês não podem chegar aos pacientes”, alertou, citando o caso de uma profissional de enfermagem que, ao ser questionada, não soube explicar o propósito de um medicamento prescrito para o paciente.
Situações como essa, segundo a jornalista, podem deixar o paciente inseguro, afetar a credibilidade do profissional e a imagem da instituição de saúde. Rosane ainda compartilhou com os participantes os pilares essenciais da comunicação na saúde: clareza, ética, respeito, empatia e sigilo. Para ela, esses aspectos são imprescindíveis para criar um ambiente de confiança e, principalmente, para garantir que a informação seja transmitida de forma precisa e eficiente.
A especialista também destacou como a boa comunicação é necessária para a integração da equipe de profissionais de saúde. “Uma equipe bem integrada, com uma comunicação fluida, ajuda a prevenir erros, oferece uma assistência com mais qualidade e segurança e garante que todos estejam alinhados nas ações a serem tomadas com os pacientes”, explicou.
Outro ponto abordado foi a importância de ouvir atentamente os pacientes. “Escutar o paciente é uma ferramenta poderosa que podemos usar. Isso não só ajuda na recuperação e no bem-estar dele, mas também permite identificar precocemente qualquer alteração em seu quadro e até problemas no cotidiano do hospital. Desde a qualidade das refeições até os detalhes do atendimento que, muitas vezes, passam despercebidos, mas fazem toda a diferença”, afirmou.
Ela citou o exemplo de uma fisioterapeuta que, durante uma sessão de fisioterapia, aproveitou o momento para conversar com o paciente. Essa simples atitude transformou a sessão, tornando o atendimento mais agradável para o paciente e mais leve para a profissional, ao mesmo tempo que fez toda a diferença na experiência daquele paciente que estava internado há vários dias.
Rosane concluiu sua palestra reforçando a importância de uma comunicação humanizada e eficiente para melhorar o ambiente hospitalar. Para ela, um simples gesto de atenção ou uma palavra de acolhimento pode impactar profundamente na experiência do paciente e, consequentemente, em sua recuperação. Palestras sobre comunicação fazem parte do calendário de atualização profissional do Hospital de Acidentados.