O IEL Goiás e a Federação Goiana de Municípios (FGM) reconheceram as principais práticas de gestão dos prefeitos entre as 246 cidades goianas, em 2024. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (5 de dezembro), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. O evento fez parte da programação da 6ª edição do Encontro Anual de Gestores, promovido pela FGM.
O prêmio foi idealizado pelo IEL Goiás e pela FGM para gestores que se destacaram em suas administrações, com base no Índice pelo Futuro das Cidades (IFC), criado pelo IEL em 2023. “O objetivo do IFC é identificar os pontos de excelência e também as áreas que necessitam de melhorias em cada município, a partir de uma avaliação mais abrangente e detalhada do desempenho dos prefeitos, permitindo que as boas práticas sejam replicadas em outros municípios e que as áreas de melhoria possam ser identificadas. Tudo isso sob pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável, inovação e inclusão social”, explicou Humberto Oliveira, superintendente do IEL Goiás.
“Somos muito conhecidos pelo estágio, mas a principal vocação do IEL Goiás é a gestão. Temos 54 anos de experiência em desenvolver soluções em gestão para nossos clientes (indústria, comércio e administrações públicas) e as apresentamos nesse grande evento para continuarmos contribuindo para o desenvolvimento de Goiás”, salientou.
O evento contou com a participação de prefeitos, prefeitas, primeiras-damas, secretários municipais e gestores ligados à área de desenvolvimento municipal. Para o presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes de Goiás, Haroldo Naves,
a premiação ajudará as prefeituras a medirem a qualidade da gestão com mais precisão, utilizando inúmeros indicadores importantes. “As administrações mais bem-sucedidas poderão ser divulgadas para que sirvam de exemplo para o desenvolvimento das demais. Para os municípios, a conquista desse prêmio pode atrair mais investimentos, já que demonstra aos potenciais investidores e parceiros que a cidade está comprometida com boas práticas de governança”, afirmou Haroldo.
“Além disso, o reconhecimento no índice fortalece a imagem da cidade, promove o turismo e inspira outras cidades a adotarem políticas públicas inovadoras e sustentáveis. Foi um ótimo mecanismo desenvolvido pelo IEL”, completou o presidente da FGM.
O ÍNDICE
A gestão pública eficaz é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cidade, possibilitando a prestação de serviços públicos de qualidade à população, o uso responsável dos recursos públicos e o desenvolvimento sustentável do município.
Nesse contexto, em 2023, nasceu o IFC, desenvolvido pelo IEL, por meio do Observatório Fieg Iris Rezende, em parceria com a FGM. Trata-se de uma compilação de dados sobre sete eixos – saúde, educação, meio ambiente, socioeconômico, infraestrutura, governança e economia – que fornecem informações fundamentais sobre o perfil das cidades goianas.
Cada eixo tem indicadores (48 no total) específicos pré-determinados, a exemplo de saúde, no qual são consideradas despesas per capita paga com saúde; médicos na rede SUS; aplicação mínima na saúde; obesidade infantil; baixo peso ao nascer; desnutrição infantil; e cobertura de vacinas.
“O IFC também pode ser utilizado por instituições de ensino, estudantes, pesquisadores, organizações da sociedade civil e outras instituições para acompanhar o desempenho da gestão municipal. Até mesmo o Governo de Goiás poderia implementá-lo como parâmetro de avaliação dos municípios goianos”, acrescentou Sandra Márcia, coordenadora do Observatório e gerente de Estratégia e Organização do IEL Goiás.
O EVENTO
O Encontro Anual de Gestores contou com uma feira de exposições, que promoveu ações de intercâmbio estratégico, além de promover o diálogo e a reunião de prefeitos de todo o Estado. Houve apresentações culturais, seminários e palestras com temas importantes como a Taxa de Lixo e ICMS Ecológico e Novos Critérios de Distribuição. Também foi entregue o tradicional prêmio Íris Rezende Machado, criado pela FGM para homenagear a personalidade que mais se destacou em relação aos interesses e benefícios dos municípios do Estado.
PREFEITURAS PREMIADAS
REGIÃO CENTRO GOIANO
1º Ceres (Edmario de Castro Barbosa)
2º Anápolis (Roberto Naves)
3º São Patrício (Danilo Max)
REGIÃO DO ENTORNO DO DF
1º Pirenópolis (Nivaldo Melo)
2º Novo Gama (Carlinhos do Mangão)
3º Águas Lindas de Goiás (Lucas Antonietti)
REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA
1º Bela Vista de Goiás (Nárcia Kelly Alves da Silva)
2º Nerópolis (Gil Tavares)
3º Goiânia (Rogério Cruz)
REGIÃO NORDESTE
1º Buritinópolis (Ana Paula Soares Dourado)
2º São João d'Aliança (Débora Carvalhêdo)
3º Alto Paraíso de Goiás (Marcos Rinco)
REGIÃO NOROESTE
1º Cidade de Goiás (Aderson Liberato Gouvêa)
2º Itauçu (Cleiton Melo)
3º Itapuranga (Paulinho Imila)
REGIÃO NORTE
1º Alto Horizonte (Luiz Borges)
2º São Miguel do Araguaia (Azaide Martins)
3º Mara Rosa (Flávio Moura)
REGIÃO OESTE
1º São João da Paraúna (Ubirajara Duarte Júnior)
2º Palmeiras de Goiás (Vando Vítor)
3º Novo Brasil (Gabriel do Fabiano)
REGIÃO SUDESTE
1º Catalão (Adib Elias)
2º Nova Aurora (Júnior Marreco)
3º Corumbaíba (Rodrigo Cebola)
REGIÃO SUDOESTE
1º Lagoa Santa (Nucia Kelly)
2º Jataí (Humberto Machado)
3º Rio Verde (Paulo do Vale)
REGIÃO SUL
1º Rio Quente (Ana Paula de Oliveira)
2º Panamá
3º Pontalina (Edson Guimarães)
DEPOIMENTOS
“É muito gratificante receber um prêmio como este, tendo o trabalho reconhecido e elevando o nome da nossa cidade. Divido com toda a equipe que compõe a prefeitura de Pirenópolis e com a população.” Nivaldo Melo, prefeito de Pirenópolis
“Tenho 20 anos de vida pública e não é fácil ser política no Brasil. A mulher ainda é muito discriminada nesse setor. Mas mostramos que temos tanta capacidade quanto os homens. Esse prêmio é um reconhecimento do poder da mulher na política brasileira.” Nucia Kelly, prefeita de Lagoa Santa
“Agradeço ao Haroldo Naves (presidente da FGM) e ao IEL Goiás. Estou muito feliz em receber esse prêmio fruto dessa parceria da FGM e do IEL. Esse índice chegou em boa hora, mostrando que nossa gestão, com trabalho em equipe, está inovando e acompanhando as tendências do futuro.” Ana Paula de Oliveira, prefeita de Rio Quente
“É um prêmio de altíssima credibilidade, que leva em consideração aspectos objetivos com dados comprovados, sem subjetividade ou política. Por isso, é gratificante, nos últimos dias do mandato, receber um prêmio dessa envergadura. Quero compartilhar esse prêmio com todos os servidores, o secretariado e a população. Uma gestão de excelência sempre foi o meu foco e saber que alcançamos isso, melhorando a vida do povo, me dá muita alegria.” Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista
“Receber prêmio é muito bom, principalmente um prêmio conceituado, que leva em consideração dados objetivos. Quando a gente trabalha com competência, seriedade e honestidade, isso é reconhecido. Que sirva de inspiração para outros prefeitos.” Edmário de Castro, prefeito de Ceres