Campanha enfatiza a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama entre colaboradores
Na manhã
desta sexta-feira (11), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu
uma ação de conscientização sobre a importância do Outubro Rosa, reforçando a
prevenção do câncer de mama. O evento foi marcado pela distribuição de bottons
da campanha, panfletos informativos e palestra da Rede Feminina de Combate ao
Câncer que incentivaram a prevenção e o autocuidado.
Durante a
abertura, a vice-presidente da CIPA, Juliana von Sperling, destacou a
relevância da ação para a saúde dos colaboradores: "É um momento de
conscientização na prevenção do câncer, de combate ao câncer. Trazemos aqui o
doutor Rodolfo representando o presidente do IgesDF, além de contar com o apoio
da Rede Feminina e dos membros da CIPA. A ação conta com o apoio do Projeto
Acolher e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do
Trabalho (SESMT), sempre em conjunto com a CIPA "
O diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira, reforçou a importância do Outubro Rosa para a instituição: "Esse é um mês nobre para o Instituto. Tivemos a oportunidade de participar de um ótimo encontro no Hospital de Base, referência no tratamento de câncer de mama. A conscientização não deve ser apenas para os pacientes, mas também dentro do nosso ambiente de trabalho. É importante promover a conscientização, afinal, nós também somos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A voluntária e representante da Rede Feminina, Lenize Besaggio, compartilhou sua visão sobre a campanha: "O Outubro Rosa surgiu na década de 80, nos Estados Unidos, e hoje tem representatividade mundial. O que precisamos divulgar é a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. O câncer de mama não afeta apenas mulheres, homens também podem desenvolvê-lo. Precisamos falar sobre prevenção, que começa com hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e o autocuidado regular."
A gerente de Desenvolvimento Humano do IgesDF, Nildete Dias, encerrou o evento com uma mensagem de incentivo ao cuidado com a saúde: "A campanha Outubro Rosa no IgesDF ainda contará com a carreta do SESC que estará no HBDF no dia 31 de outubro, para realizar mamografias nas colaboradoras. Para fazer o exame, é necessário pedido médico, e a Rede Feminina estará disponível para dar suporte.”
A manhã na sede do IgesDF foi um momento de reflexão e cuidado, reforçando a importância de cuidar da própria saúde e buscar a prevenção. O bem-estar no trabalho e na vida pessoal depende de práticas constantes que promovam a qualidade de vida, e essa iniciativa fortalece a cultura do instituto em zelar pelo seu principal patrimônio: os colaboradores. Ao incentivar a prevenção, o IgesDF reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar de todos que fazem parte da instituição.