A avaliação urológica começa ainda na gestação e segue até a fase adulta, garantindo a saúde do sistema gênito-urinário das crianças. Questões como fimose e disfunções urinárias são tratadas de forma preventiva, evitando complicações futuras
Foto: Renato Santos.
Qual o momento certo para levar um menino ao médico urologista? Muitos pais se questionam acerca da idade ideal para começar os cuidados com o órgão sexual masculino da criança. No entanto, a avaliação urológica de crianças começa na fase gestacional e se estende após o nascimento até a idade adulta, conforme explica o urologista Dr. Rodrigo Trivilato. "Se não houver preocupações iniciais, a primeira visita ao urologista para meninos deve acontecer até os 2 anos, sendo essa a idade limite ideal, por exemplo, para a cirurgia de fimose", esclarece Dr. Trivilato.
As doenças do trato urinário, muitas vezes associadas a adultos, também afetam crianças, demandando atenção especializada desde cedo. Problemas como infecções urinárias, inflamações e fimose são algumas das questões que o uropediatra avalia. A orientação e o acompanhamento especializado são fundamentais para evitar complicações futuras.
Para os meninos, o acompanhamento regular com o urologista deve incluir avaliações adicionais também na puberdade, aos 10 e 16 anos, para monitorar o desenvolvimento genital e corrigir hábitos de higiene. Para as meninas, o acompanhamento só é necessário caso haja sintomas ou alterações que predisponham a infecções urinárias ou outros distúrbios.
Fimose: atenção especial
A fimose, uma condição caracterizada pela dificuldade de expor completamente a glande devido ao estreitamento do prepúcio, é comum nos primeiros anos de vida, mas geralmente se resolve espontaneamente. Se persistir, a intervenção cirúrgica pode ser recomendada. "É importante que essa condição seja tratada cedo, para evitar desconforto e complicações futuras", alerta Dr. Trivilato.
Essa abordagem preventiva e contínua garante que as crianças cresçam com saúde, prevenindo complicações e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Dr. Rodrigo Alexandre Trivilato
Dr. Rodrigo Trivilato é um renomado urologista que integra a equipe de residência médica de Urologia no Hospital das Clínicas de Goiás e é professor na Universidade de Rio Verde (UNIRV). Atua também no Hospital do Rim e no Hospital Mater Dei Premium, em Goiânia, com especialização em Urologia infantil, cirurgia robótica e andrologia-plástica peniana.