A campanha eleitoral chegou, e com ela, a oportunidade de conhecer e avaliar os candidatos


 

“Todo poder emana do povo que o exercer por meio de representantes eleitos”, Art. 1º, Parágrafo único da Constituição Federal de 1988

 

E começou o período de campanha eleitoral. É chegada a hora de cantar jingle, fazer carreatas, passeatas, adesivaços, caminhadas, corpo a corpo, e muitos santinhos. Para os amantes da política, hoje é dia de começar a politicar! Esse é o momento de acompanhar o processo eleitoral para conhecer os futuros gestores, avaliar suas propostas, analisar os comportamentos, e principalmente, relembrar o que foi prometido, mas não foi cumprido. Enfim, é chegada a hora de exercer o poder da cidadania e fazer ecoar o poder que emana do “POVO” por meio da democracia.

Por outro lado, os postulantes aos cargos de prefeito e a vereador iniciam a árdua tarefa de apresentar a proposta que melhor atende aos anseios da sociedade e consequentemente conquistar a confiança e o voto do eleitor. Esse processo de conquista do voto é cheio de estratégias, argumentos e, principalmente, propostas e promessas mirabolantes, fantasiosas e incompatíveis com a realidade.

Enquanto a maioria tenta ludibriar a população com propostas e projetos eleitoreiros onerosos, incompatíveis com os anseios da população, outros poucos se ancoram na sensatez para compreender as necessidades do povo e com um pouco de sensibilidade percebem que a população precisa do básico, do “arroz com feijão” que há muito deixou de ser prioridade para a maioria dos eleitos.

Para muitos o ato de fazer política já é uma prática rotineira e, na maioria das vezes, desastrosa. Por outro lado, há aqueles que começam hoje a caminhada na vida pública, com a esperança de transformar a realidade da população que clama pelo mínimo necessário. É o caso do candidato a prefeito de Inhumas, Sebastião Neto (PL), que apesar de ser novo na política está disposto a converter os anseios da população em ações e projetos básicos e simples. “Esse é só o primeiro de um candidato novo na política, mas disposto a trabalhar. Meu projeto é devolver ao povo de Inhumas direitos básicos. Vamos começar fazendo o básico, o simples, o “feijão com arroz’. Com vontade e dedicação é possível reestabelecer o bem-estar e a qualidade de vida da população que clama pelo mínimo. Saúde, educação, iluminação”, destacou.

Neto tem como opositores, o ex-deputado e ex-prefeito, José Essado (UB) e a ex-vice-prefeita, Fabiane Leão (PP), que compôs o Executivo ao lado de João Antônio, ambos médicos. Mas apesar de serem profissionais da saúde por formação, a maior queixa da população inhumense hoje, é a má qualidade da saúde pública. “Eu conheço a cidade, sei onde estão os principais problemas e é por eles que pretendo começar. Primeiro o arroz com feijão depois a mistura. Eu sou novo na política, mas sei administrar, planejar, identificar e gerir os riscos. Os meus opositores já estiveram na prefeitura, mas não honraram os votos que receberam. E só preciso de uma oportunidade. Tenho disposição, firmeza e vontade e mudar a realidade dos meus conterrâneos e ofertar qualidade de vida e o mínimo de dignidade”, pontuou Neto.

 

 

Paulo Melo

Sinceramente, não sei lá bem quem sou! Um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem. Ou apenas cenário! Um vaivém. Com sorte: hoje aqui, depois além! Sou a roupagem de um doido que partiu numa romagem e nunca mais voltou! Às vezes acho que sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou! Só sei que estou cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados. Sou mais um mau, sou apenas mais um pecador... Mas não sei que sempre precisei de um pouco de atenção. Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto!!! Vivo a minha maneira! Ao invés de procurar respostas, ocupo meu tempo fazendo o que tenho vontade e vivendo a vida com o há de melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos