Escolas goianas apostam no estímulo aos esportes com jogos internos e atividades de contraturno
Estudos apontam que prática regular de
atividades físicas colabora para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e
psicomotor de crianças e jovens, além de ter efeitos até a vida adulta
Desde o fim do período
pandêmico, as escolas têm investido cada vez mais em um quesito de suma
importância para o aprendizado e para a saúde em seu âmbito geral: os esportes.
Por meio de iniciativas que contemplam todas as turmas, da Educação Infantil, passando
pelo Ensino Fundamental, até o Ensino Médio, algumas instituições de ensino
goianas se dedicam à realização de atividades conjuntas em diferentes
modalidades esportivas para estimular a prática de atividades físicas, assim
como a socialização e o desenvolvimento dos alunos a partir dessas vivências
coletivas.
Uma pesquisa realizada
pela uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, apurou que a
prática esportiva é um dos fatores essenciais para preparar as crianças para a
vida adulta. Cerca 34% dos participantes do estudo que praticavam esportes quando
crianças demonstraram maiores níveis de força de vontade, assim como efeitos na
resiliência e no enfrentamento de desafios. Já um levantamento da Universidade
Illinois, apontou que os alunos cuja prática esportiva é frequente demonstraram
desempenho 20% superior ao de alunos não praticantes ou sedentários. “O
estímulo às práticas esportivas engloba a saúde do corpo e da mente, assim como
capacita as crianças de noções afetivas, emocionais, contribui para o
desenvolvimento cognitivo e até para a socialização”, afirma Tatiana Santana,
diretora pedagógica do Colégio Externato São José.
No colégio, é realizado
anualmente o JIEX, tradicional campeonato de jogos internos do Externato, que
neste ano acontece de 24 a 28/06. “É um momento de descontração em que as
crianças podem trabalhar habilidades corporais e socioemocionais principalmente”,
explica Tatiana. Na Educação Infantil, acontecem atividades recreativas, como
exercícios com água, areia, com carrinhos de rolimã, entre outros. “São
exercícios com um caráter lúdico, que visam a oferta de vivências aos alunos,
permitindo descobertas e aprendizados iniciais muito pautados pelas sensações”,
complementa. Já os alunos do Ensino Fundamental, que compreende as turmas do 1º
ao 9º ano, participam de atividades competitivas, como futsal, handebol,
basquete, voleibol e queimada, por exemplo, esportes escolhidos por cada aluno
de acordo com suas aptidões.
Contraturno escolar
Com o intuito de promover
o desenvolvimento esportivo dos estudantes, o Colégio Integrado possui uma gama
de opções com esportes, atividades culturais e de aprofundamento em
disciplinas, no contraturno escolar. O termo contraturno se refere ao período
compreendido pelo tempo em que a criança ou adolescente permanece na escola
para realizar atividades que estão fora da grade curricular. De acordo com o
diretor-geral da escola, Felipe Kiolo, tal iniciativa colabora para o
desenvolvimento global do aluno e reflete em um melhor desempenho escolar com a
otimização do tempo ocioso.
Para melhor atender a essa
demanda e para que o estudante possa ser acompanhado e instruído por
profissionais de áreas específicas do esporte, Kiolo explica que as atividades
do contraturno escolar do Colégio Integrado são geridas e ministradas pela Escola
de Arte e Dança Culturale e pela Ball School Sports. “A Culturale oferece as
modalidades de ginástica, karatê, teatro, basquete e tecido acrobático. Já a
Ball School ministra as aulas de vôlei e futsal. A escola funciona como um
ponto de acolhida dessas aulas, que são abertas a primos, amigos e parentes de
nossos estudantes, porque acreditamos que o desenvolvimento esportivo é
possível por meio do engajamento social e pelo crescimento da nossa comunidade
escolar como um todo”, explica.