Jornalista convidado falou aos colaboradores sobre como
escrever com mais clareza e objetividade
Redação
Empresarial foi o tema da palestra que o jornalista e escritor Luiz Augusto
Araújo ministrou nesta terça-feira, 30, para colaboradores da Unimed Federação
Centro Brasileira. Realizada durante o período da manhã, na sede da Federação,
a palestra foi organizada, em parceria com o Sescoop/GO, para atender a uma
demanda da equipe.
As
pesquisas de clima da Federação mostraram a necessidade de aprimorar a escrita
dos materiais, como relatou a analista de Desenvolvimento Humano
Organizacional, Thaynara Paola. “A redação empresarial costuma aparecer nos
levantamentos entre os colaboradores e, como está na base do cooperativismo,
nós investimos na formação e informação”, acrescentou ela.
O
primeiro tópico abordado por Luiz Augusto mostrou que, para comunicar, é
fundamental estabelecer a finalidade da mensagem e o público que a receberá.
“Eu preciso ter algo a dizer, alguém para quem destinar e adaptar minha
comunicação, sabendo a melhor forma de fazer isso. Também é importante ter uma
comunicação assertiva e com embasamento”, esclareceu.
Para
o especialista, mais do que falar algo, é necessário saber como dizer. A partir
disso, é possível encaixar a mensagem em algum dos tipos de redação
empresarial: instrutiva, persuasiva ou informativa.
No
entanto, para todas as formas, a clareza e a objetividade devem estar
presentes. “Na redação empresarial, você precisa ser o mais claro possível para
os diversos públicos. Não há espaço para textos rebuscados e longos.
Objetividade, clareza e concisão são essenciais”, afirmou o jornalista.
Os
participantes conferiram exemplos de e-mails, comunicados e outros tipos de
informativos. Também puderam criar seus próprios modelos e apresentar sugestões
de construções textuais.
Luiz
Augusto frisou ainda que, antes da comunicação ser realizada, é preciso se
preparar. “Antes de colocar as ideias no papel, pense no objetivo, na linguagem
mais acessível, com frases curtas e diretas, além de informações confiáveis.
Você será como um artesão, com o trabalho de juntar as palavras da melhor
forma”, resumiu.
Ele também alertou que é preciso atenção à forma como a pessoa deseja receber a mensagem. Alguns ainda preferem o e-mail, outros mensagens de voz ou telefone, por exemplo. O ideal é adequar a mensagem ao canal e formato que mais agrada o receptor.