Projeto de identificação de pacientes crônicos da Hapvida vence Prêmio Referência em Dados Brasil 2024


A conquista é do colaborador Ronaldo Lage Pessoa, responsável pelo case de sucesso que identificou, por meio de dados, os pacientes portadores de doenças como diabetes, dislipidemia, hipertensão e cardiopatia


Ronaldo Lage Pessoa, Tech Lead de Data Science da Hapvida NotreDame Intermédica, é o vencedor do Prêmio Referência em Dados Brasil 2024, promovido pela Cognitivo AI. O projeto “Uso de LLM (Large Language Model) para Diagnóstico de Doenças Crônicas” apresentado pelo colaborador foi o escolhido. A iniciativa reconhece iniciativas que utilizam dados de maneira inovadora, de forma que contribuam para o desenvolvimento da sociedade e da economia. Após a votação pública, os cases passam por uma banca avaliadora. Neste caso, o profissional de dados concorreu com mais 27 candidatos. O evento da entrega do prêmio foi realizado, no fim de março, no Oxigênio Aceleradora, em São Paulo.


"Nosso projeto surgiu a partir de uma necessidade da Hapvida NDI: identificar pacientes elegíveis para os programas de cuidado direcionado. Por isso, é muito gratificante receber reconhecimento por um case desenvolvido para ajudar a salvar vidas, sobretudo devido ao nível dos cases dos outros candidatos e o porte dos profissionais da banca avaliadora", comemora.


O case dos cônicos foi o escolhido pela Cognitivo. Ronaldo explica que atuou na base de dados das consultas eletivas, exames e procedimentos do grupo. Na sequência, a equipe de captação criou uma lista de priorização com informações sobre quais doenças crônicas – diabetes, dislipidemia, hipertensão e cardiopatia –, que os pacientes possuem e a classificação de risco. Por fim, os casos são direcionados para o programa de medicina preventiva adequado, no qual é feita a indicação de tratamento nas linhas de cuidados especiais da Hapvida NDI.


“Esse reconhecimento é a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de um ano e reafirma o compromisso da Hapvida Notredame Intermédica com a inovação e a melhoria da qualidade assistencial”, reforça o Head de Dados e Analytics, Renan Assunção.


Durante o estudo de dados de pacientes crônicos foi usada a tecnologia LLM (Large Langue Models) para identificar as doenças, a partir das anamneses, texto escrito pelo médico no atendimento nas consultas eletivas.

Paulo Melo

Sinceramente, não sei lá bem quem sou! Um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem. Ou apenas cenário! Um vaivém. Com sorte: hoje aqui, depois além! Sou a roupagem de um doido que partiu numa romagem e nunca mais voltou! Às vezes acho que sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou! Só sei que estou cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados. Sou mais um mau, sou apenas mais um pecador... Mas não sei que sempre precisei de um pouco de atenção. Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto!!! Vivo a minha maneira! Ao invés de procurar respostas, ocupo meu tempo fazendo o que tenho vontade e vivendo a vida com o há de melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos