Iniciativa
busca informar e orientar sobre formas de evitar a perda de membros e promover
a reabilitação.
No
Brasil, desde 2020, a campanha "Abril Laranja – Mês da conscientização da
amputação" tem sido uma voz importante na luta contra as causas e
consequências da amputação. Promovida pela Associação Brasileira de Ortopedia
Técnica (ABOTEC), a campanha visa informar e prevenir a perda de membros, com
foco especial nos fatores vasculares e complicações associadas ao diabetes.
Neste
ano, o evento, em sua 4ª edição, concentra-se no tema "Autoestima Além da
Perfeição", buscando inspirar os pacientes a enfrentarem os desafios com
confiança e otimismo. Além de palestras e atividades de orientação, o evento
oferece serviços sociais, como atendimento psicológico, suporte médico e ação
social, incluindo cortes de cabelo e maquiagem.
“O
evento deste ano é um marco para novas iniciativas na linha de cuidado do
paciente amputado, incluindo o projeto "Jeito Ímpar de Calçar", que
visa proporcionar soluções personalizadas e funcionais para os pacientes”,
ressalta Ronara.