Sindióptica-GO recebe homenagem da Câmara de Deputados pelo Dia Mundial do Optometrista

O sindicato é ligado à Fecomércio-GO e foi representado por seu presidente, Leandro Luiz Fleury Rosa



A Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou no dia 25 de março, uma homenagem ao Dia Mundial do Optometrista, celebrado no dia 23 de março. A sessão especial foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar Mista de Optometria, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos). Durante o evento, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Jóias, Relógios, Cine-Foto e Bijuterias de Goiás (Sindióptica-GO), representado por seu presidente, Leandro Luiz Fleury Rosa, foi um dos homenageados.

O presidente do Sindióptica enfatizou a relevância da homenagem para o setor e ressaltou o empenho da Frente Parlamentar em buscar a regulamentação da atividade de optometria, especialmente com a criação do Conselho Federal de Optometria e Óptica. “Ficamos honrados com a homenagem prestada pela Frente Parlamentar, juntamente com outros políticos, como o deputado Gilvan da Federal (PL-ES). O apoio deles é crucial para nós. Atualmente, contamos com o apoio de 8 senadores e cerca de 200 deputados federais”, disse.

Segundo Fleury, que também é optometrista, a classe trabalha incansavelmente para corrigir e reabilitar o sistema visual das pessoas, contribuindo assim para a redução da cegueira evitável. Ele mencionou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que apenas bacharéis em Optometria e médicos oftalmologistas podem realizar exames de vista, enquanto os técnicos, de nível médio, estão limitados a apenas orientar sobre prescrições. “Uma correção muito bem realizada pelo STF”, enfatizou o presidente.

A importância das ópticas no combate à cegueira evitável também foi ressaltada. Aproximadamente 60 a 70% dos problemas de visão podem ser corrigidos com o uso adequado de óculos, que são considerados equipamentos essenciais para a saúde visual. Portanto, é fundamental que as ópticas garantam o acesso a esses recursos. Cada estabelecimento óptico deve ter um responsável técnico designado legalmente, podendo incluir optometristas em sua equipe conforme as necessidades do empreendedor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos