De acordo com pesquisa Serpes realizada entre os dias 3 e 4 de fevereiro, o empresário Alexandre Braga ganha terreno em meio ao desgaste e rejeição do ex-prefeito Divino Lemes e do atual chefe do Executivo, Fernando Pellozo. A pesquisa revela queda de 30,2% para 25,2% nas intenções de voto a Lemes, crescimento de Pellozo, passando de 16,6% para 23,6% e exponencial crescimento de Braga, que saltou de 8% para 15,3% das intenções de voto do eleitor canedense.
A pesquisa revela o alto nível de rejeição enfrentado pelos tradicionais líderes políticos da cidade. Especialmente, em relação a Lemes, que enfrentará uma pedreira pela frente, primeiro pela rejeição que está nitidamente cada dia maior e, segundo, pelo processo de improbidade que suspendeu seus direitos políticos. Quanto a ascensão de 6 pontos, cientistas políticos avaliam como irrisório o aumento, já que Pellozo é detentor do poder e está com a máquina pública nas mãos.
Apesar da pouca experiência em disputas eleitorais, Alexandre Braga, tem se destacado no cenário político municipal e a ascensão de seu nome surge como reflexo do desejo popular por mudança e inovação. O notório destaque do empresário nas pesquisas o coloca no rol competitivo de igualdade para com os demais candidatos.
Será o fim da polarização que já dura 40 anos em Senador Canedo?
À medida que os eleitores anseiam por novos acontecimentos, a o cenário anuncia uma eleição histórica, marcada pela descentralização e desconcentração de poderes desbancada por um novo nome que desafia as conveniências e tradicionais convenções político-partidárias da cidade. A figura da mudança está se consolidando de forma inédita e extemporânea.