Como confraternizar sem exageros diante dos deliciosos pratos típicos desta época? Confira orientações da Hapvida NotreDame Intermédica
O mês de dezembro é repleto de celebrações. Além do Natal e do Ano Novo, o último mês do ano é também o momento de confraternizações de trabalho e reuniões informais entre amigos. Os eventos são marcados pelas comidas variadas e nem sempre saudáveis, o que pode trazer uma dificuldade em manter hábitos equilibrados nesse período. Ainda assim, é possível aproveitar as comemorações sem passar do ponto e sem temer a balança após a temporada de encontros.
O segredo é cuidar da alimentação principalmente nos momentos habituais da rotina. A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Ruth Pereira, explica que o planejamento alimentar pode evitar situações de exageros ou de restrição total.
“Muitas pessoas pensam que se preparar ao longo do dia é ficar em jejum por longas horas para ‘aproveitar’ o evento. Não é preciso fazer isso. Você deve se alimentar de forma habitual, porque, no momento da confraternização, vai fazer escolhas mais conscientes”, orientou.
Durante os comes e bebes, nem sempre as opções são as mais saudáveis, mas é possível fazer uma boa filtragem na hora de montar o prato. A especialista sugere a seleção de alimentos mais naturais, artesanais e integrais, além de saladas e de carnes magras, assadas e grelhadas. Muito além dos benefícios estéticos, esses itens fazem bem ao corpo e à saúde.
Já a fritura, por exemplo, deve ser consumida com moderação e, se possível, evitada, assim como alimentos gordurosos em geral. “Eles podem inflamar o corpo, trazer danos à saúde e desenvolver doenças, principalmente as crônicas”, alertou.
A nutricionista lembra, ainda, que, apesar das delícias e variedades postas à mesa, os encontros de dezembro vão além da comida. Assim, o foco deve ser distribuído com sabedoria. “São ocasiões para socializar, ver pessoas importantes, ter boas conversas e dar boas risadas”, assegura.
Em caso de dificuldade para conseguir um equilíbrio e viver o mês de dezembro sem excessos alimentares, Ruth sugere a consulta com um nutricionista. O profissional fará uma orientação individualizada e traçará uma estratégia alimentar conforme as preferências e as possibilidades do paciente.
Atenção à saúde bucal nas festas de final de ano
Para evitar dissabores em momentos de diversão, é preciso estar atento à saúde bucal. É o que afirma a cirurgiã-dentista da Hapvida Interodonto, Ana Luisa Nolasco, que dá dicas preventivas preciosas. “Não use seus dentes para abrir presentes, garrafas e qualquer outro tipo de embalagem. A força aplicada pode gerar alguma fratura”, destaca.
A prevenção de machucados e contratempos também envolve o cuidado com o que se ingere. “Castanhas, nozes e amendoins são alimentos comuns neste período e devem ser consumidos com atenção. Tente levá-los à boca em tamanho menor para facilitar a mastigação”, orienta.
Para os cachaceiros de plantão, a dentista orienta o consumo moderado de bebidas alcoólicas, intercalando com um copo de água para ajudar na hidratação e evitar acidentes relacionados à embriaguez.
Em relação aos doces, Ana Luísa orienta a ingestão equilibrada e cercada de cuidados. “As guloseimas estão liberadas, mas, ao comer, escove seus dentes e use o fio dental”, pontua.
Para iniciar 2024 com a saúde bucal em dia, a cirurgiã-dentista recomenda, ainda, o agendamento de uma consulta com um profissional habilitado.