Lojistas e consumidores estão otimistas em relação ao comércio no Dia das Crianças deste ano, de acordo com uma pesquisa de mercado conduzida pelo Instituto Fecomércio-DF.
Estima-se que cerca de R$ 173 milhões serão injetados na economia do Distrito Federal, com um valor médio de R$ 88 mil a ser movimentado por empresas nos segmentos mais beneficiados pela data comemorativa. Prevê-se um crescimento médio de 21,45% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2022.
A intenção de compra também é positiva, com 67,7% dos consumidores planejando presentear as crianças. Entre os 32,3% que não têm planos de comprar presentes, as principais justificativas são a falta de uma criança ou adolescente para presentear e dificuldades financeiras.
A pesquisa revela que a maioria dos comerciantes (61%) acredita que terá um desempenho melhor em comparação com o ano passado. Pela segunda vez consecutiva, a previsão de vendas maiores supera a de vendas iguais. Além disso, o pessimismo em relação a vendas menores está em 0%, mantendo a margem quase nula registrada desde 2021.
Segundo José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, o otimismo pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo melhorias no emprego, redução da inflação, diminuição da taxa Selic e reajustes salariais no setor público e privado.
Em relação aos preços dos produtos, 95,5% dos lojistas afirmam que manterão os preços, enquanto apenas 4,5% planejam aumentá-los, principalmente devido a repasses de fornecedores (94,4%) ou aumento de impostos (5,6%).
O ticket médio esperado para as compras é de R$ 161,80, ligeiramente menor do que os R$ 186,45 registrados em 2022. O segmento de Eletroeletrônicos tem o maior ticket médio, com R$ 587, seguido por ótica (R$ 273,33) e Lojas de Brinquedos (R$ 181,21).
A maioria dos comerciantes (83,9%) planeja investir em estratégias de vendas para a data comemorativa, incluindo diversidade de produtos (23,23%), promoções (23%), divulgação e propaganda (14,98%) e vitrine temática (12,66%).
Os consumidores pretendem gastar em média R$ 198,43, e a forma de pagamento mais comum será no crédito (48,2%), seguida por débito (45,3%) e Pix/Transferência (6,5%).
Os presentes mais procurados para as crianças incluem brinquedos (38,9%), vestuário e acessórios (18,3%), calçados e acessórios (13,8%), tortas/doces/bombons (13,4%) e artigos para presentes/souvenirs (7,7%).
As lojas físicas de rua/bairro e de shopping atraem a maioria dos consumidores para as compras do Dia das Crianças de 2023, representando mais de 75% das intenções. Descontos/promoções e qualidade do produto são estratégias com altas taxas de recompra, enquanto preços elevados e falta de produtos são citados como motivos para não recomendar um comércio.
A pesquisa foi realizada entre 8 e 28 de agosto de 2023, com uma amostra de 501 consumidores e 403 lojistas em diferentes segmentos. No geral, o Dia dos Pais de 2023 registrou um crescimento de 21,3% nas vendas em comparação com 2022, com 91% dos lojistas relatando que suas expectativas foram atendidas. No entanto, houve uma queda de 8,2% no ticket médio em comparação com o esperado.
Estima-se que cerca de R$ 173 milhões serão injetados na economia do Distrito Federal, com um valor médio de R$ 88 mil a ser movimentado por empresas nos segmentos mais beneficiados pela data comemorativa. Prevê-se um crescimento médio de 21,45% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2022.
A intenção de compra também é positiva, com 67,7% dos consumidores planejando presentear as crianças. Entre os 32,3% que não têm planos de comprar presentes, as principais justificativas são a falta de uma criança ou adolescente para presentear e dificuldades financeiras.
A pesquisa revela que a maioria dos comerciantes (61%) acredita que terá um desempenho melhor em comparação com o ano passado. Pela segunda vez consecutiva, a previsão de vendas maiores supera a de vendas iguais. Além disso, o pessimismo em relação a vendas menores está em 0%, mantendo a margem quase nula registrada desde 2021.
Segundo José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, o otimismo pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo melhorias no emprego, redução da inflação, diminuição da taxa Selic e reajustes salariais no setor público e privado.
Em relação aos preços dos produtos, 95,5% dos lojistas afirmam que manterão os preços, enquanto apenas 4,5% planejam aumentá-los, principalmente devido a repasses de fornecedores (94,4%) ou aumento de impostos (5,6%).
O ticket médio esperado para as compras é de R$ 161,80, ligeiramente menor do que os R$ 186,45 registrados em 2022. O segmento de Eletroeletrônicos tem o maior ticket médio, com R$ 587, seguido por ótica (R$ 273,33) e Lojas de Brinquedos (R$ 181,21).
A maioria dos comerciantes (83,9%) planeja investir em estratégias de vendas para a data comemorativa, incluindo diversidade de produtos (23,23%), promoções (23%), divulgação e propaganda (14,98%) e vitrine temática (12,66%).
Os consumidores pretendem gastar em média R$ 198,43, e a forma de pagamento mais comum será no crédito (48,2%), seguida por débito (45,3%) e Pix/Transferência (6,5%).
Os presentes mais procurados para as crianças incluem brinquedos (38,9%), vestuário e acessórios (18,3%), calçados e acessórios (13,8%), tortas/doces/bombons (13,4%) e artigos para presentes/souvenirs (7,7%).
As lojas físicas de rua/bairro e de shopping atraem a maioria dos consumidores para as compras do Dia das Crianças de 2023, representando mais de 75% das intenções. Descontos/promoções e qualidade do produto são estratégias com altas taxas de recompra, enquanto preços elevados e falta de produtos são citados como motivos para não recomendar um comércio.
A pesquisa foi realizada entre 8 e 28 de agosto de 2023, com uma amostra de 501 consumidores e 403 lojistas em diferentes segmentos. No geral, o Dia dos Pais de 2023 registrou um crescimento de 21,3% nas vendas em comparação com 2022, com 91% dos lojistas relatando que suas expectativas foram atendidas. No entanto, houve uma queda de 8,2% no ticket médio em comparação com o esperado.
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