A instituição ofereceu cooperativas para desenvolver projetos-piloto e dar capilaridade às ações que tenham foco no desenvolvimento de ideias inovadoras. OCB/GO e SESCOOP/GO são signatários do Pacto Goiás pela Inovação
Uma série de parcerias entre o Sistema OCB/GO e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação foi definida nesta nesta sexta-feira (31/03). O entendimento se deu em reunião entre o presidente da instituição, Luís Alberto Pereira, e o secretário José Frederico Lyra Netto, no hub Inovacoop Goiás, na Casa do Cooperativismo, em Goiânia. Os projetos têm o intuito de estimular e difundir a inovação em todo o Estado, inclusive no campo, onde a estrutura de acesso à internet ainda é precária em muitas localidades, um desafio importante, mas que também pode ser superado a partir de ações conjuntas.
Luís Alberto e José Frederico constataram que já há uma grande convergência de ideias entre o Sistema OCB/GO e a Secretaria em relação aos projetos de inovação. "Comprovamos que há possibilidade de parcerias em todas as áreas, principalmente na agricultura familiar, na educação de crianças e jovens, para aprofundar nesse tema, e na oferta de linhas de crédito pelas cooperativas do ramo, para o desenvolvimento de projetos que tenham como base a inovação", disse o presidente da instituição.
O dirigente colocou à disposição do secretário a grande capilaridade que o Sistema OCB/GO tem em todo o Estado, por meio de cooperativas dos mais diversos ramos e tamanhos, e dos núcleos regionais cooperativos. "Podemos ser os vetores de conteúdos de inovação, ciência e tecnologia que a secretaria pretende compartilhar, para estimularmos ainda mais a inovação no meio cooperativista", ofereceu.
O secretário José Frederico afirmou que a oferta o deixa animado e ainda destacou a grande quantidade de ideias que surgiram no encontro, para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre a sua pasta e o Sistema OCB/GO, com destaque para a interiorização dos programas voltados à inovação e que podem ter cooperativas como foco de projetos-piloto. "Vamos olhar onde está apertando o sapato dos empreendedores, no que se refere à inovação. E, para isso, já discutimos sobre possíveis linhas de crédito, para que negócios inovadores consigam florescer em Goiás", adiantou.
Na reunião, também foram feitos os primeiros entendimentos para o estabelecimento de parcerias nos eventos desenvolvidos pelo governo e pela instituição, a exemplo da Campus Party (CP Goiás), que será realizada em junho e cuja ideia inicial é lançar no evento um produto do Estado em parceria com o Sistema. "É um projeto de grande visibilidade e ficamos felizes com a sinalização de uma parceria neste evento", comemorou.
José Frederico lembrou que o Sistema OCB/GO é signatário do Pacto Goiás pela Inovação e tem uma demanda legítima de participação ativa no comitê gestor. Lançado pelo Governo do Estado de Goiás no dia 23 de março deste ano, o projeto busca integrar a gestão estadual com empresas, universidades e organizações da sociedade civil para projetos de desenvolvimento, por meio da inovação tecnológica.
"Com o pacto, estaremos todos juntos no mesmo fórum, pensando e executando projetos. Para além disso, as equipes da Secretaria e do Sistema vão começar a discutir em grupos de trabalho as iniciativas, a questão do crédito e como se dará a aproximação com os jovens, para melhor prepará-los para a economia do futuro", explicou.