Obras começam pela região do Terminal da Praça da Bíblia, sem alteração nos pontos de embarque e desembarque. Execução atende a termo assinado com Metrobus, no mês de maio. Cronograma dispõe sobre serviços de fresagem e recapeamento entre terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, de junho a novembro deste ano
Foto: Jucimar Sousa.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), inicia, nesta terça-feira (07/06), obras de restauração de pavimento do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo. Termo de acordo com a Metrobus Transporte Coletivo, que dispõe sobre serviços de fresagem, recapeamento e manutenção da via, foi assinado em maio.
As obras começam pelo terminal da Praça da Bíblia, sentido Praça A, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Rua 208. A previsão é de que as intervenções no trecho de 300 metros sejam realizadas até sexta-feira (10/06), sem alterações nos pontos de embarque e desembarque.
Não haverá desvios para outras vias ou bloqueios, porém, nos trechos em obras, os ônibus do Eixo não circularão em suas faixas exclusivas, mas na faixa da direita, junto aos demais veículos. Agentes de trânsito permanecerão no local para controle viário.
Na ocasião da assinatura do termo, em maio, o prefeito Rogério Cruz destacou que "intervenções relacionadas à melhoria da mobilidade e do transporte coletivo na capital terão sempre o apoio da gestão".
Desde o início das negociações, em março, com a Metrobus e Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) analisa parâmetros técnicos e cronogramas de desenvolvimento das obras, uma vez que compreendem intervenções nos 28 quilômetros da via.
“É uma via muito importante, extensa, com 28 quilômetros - considerando os dois sentidos, com um dos maiores sistemas de transporte de passageiros de Goiânia e Região Metropolitana. Portanto, são necessárias estratégias específicas para o cumprimento das metas”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, engenheiro Everton Schmaltz.
Para assegurar perfeita trafegabilidade no Eixo Anhanguera, que conta com um pavimento construído ainda 1976, ficou acordado entre as partes que a Seinfra executará, de junho a novembro deste ano, serviços de fresagem e recapeamento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).
A segunda etapa acontecerá entre os meses de agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.
Permanentemente, serão realizadas manutenções rotineiras, como tapa-buracos ou outras medidas emergenciais que se fizerem necessárias para sanar riscos pontuais ao longo de todo o Eixo, independentemente do período climático, seco ou chuvoso.
Tais serviços, que incluirão a limpeza e retirada de detritos próprios da operação, serão realizados mediante solicitação da Metrobus, que ficará responsável pelo monitoramento do pavimento, indicando à Seinfra os locais exatos das intervenções emergenciais que surgirem.
“Acreditamos que, dessa maneira, será possível atender bem o cidadão e a frota de ônibus da Metrobus, que terá sempre um pavimento de boa qualidade para trafegar em segurança”, pontua o titular da Seinfra.
Via tem 28 quilômetros de extensão. “Intervenções que dizem respeito à melhoria da mobilidade e do transporte coletivo na capital terão sempre nosso apoio”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), inicia, nesta terça-feira (07/06), obras de restauração de pavimento do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo. Termo de acordo com a Metrobus Transporte Coletivo, que dispõe sobre serviços de fresagem, recapeamento e manutenção da via, foi assinado em maio.
As obras começam pelo terminal da Praça da Bíblia, sentido Praça A, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Rua 208. A previsão é de que as intervenções no trecho de 300 metros sejam realizadas até sexta-feira (10/06), sem alterações nos pontos de embarque e desembarque.
Não haverá desvios para outras vias ou bloqueios, porém, nos trechos em obras, os ônibus do Eixo não circularão em suas faixas exclusivas, mas na faixa da direita, junto aos demais veículos. Agentes de trânsito permanecerão no local para controle viário.
Na ocasião da assinatura do termo, em maio, o prefeito Rogério Cruz destacou que "intervenções relacionadas à melhoria da mobilidade e do transporte coletivo na capital terão sempre o apoio da gestão".
Desde o início das negociações, em março, com a Metrobus e Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) analisa parâmetros técnicos e cronogramas de desenvolvimento das obras, uma vez que compreendem intervenções nos 28 quilômetros da via.
“É uma via muito importante, extensa, com 28 quilômetros - considerando os dois sentidos, com um dos maiores sistemas de transporte de passageiros de Goiânia e Região Metropolitana. Portanto, são necessárias estratégias específicas para o cumprimento das metas”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, engenheiro Everton Schmaltz.
Para assegurar perfeita trafegabilidade no Eixo Anhanguera, que conta com um pavimento construído ainda 1976, ficou acordado entre as partes que a Seinfra executará, de junho a novembro deste ano, serviços de fresagem e recapeamento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).
A segunda etapa acontecerá entre os meses de agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.
Permanentemente, serão realizadas manutenções rotineiras, como tapa-buracos ou outras medidas emergenciais que se fizerem necessárias para sanar riscos pontuais ao longo de todo o Eixo, independentemente do período climático, seco ou chuvoso.
Tais serviços, que incluirão a limpeza e retirada de detritos próprios da operação, serão realizados mediante solicitação da Metrobus, que ficará responsável pelo monitoramento do pavimento, indicando à Seinfra os locais exatos das intervenções emergenciais que surgirem.
“Acreditamos que, dessa maneira, será possível atender bem o cidadão e a frota de ônibus da Metrobus, que terá sempre um pavimento de boa qualidade para trafegar em segurança”, pontua o titular da Seinfra.